Isenção ENEM 2024 – Como Pedir

Muitos candidato do Enem ainda têm dúvida sobre como conseguir a isenção Enem 2024. A Isenção da taxa de inscrição do Enem é oferecida para candidatos de baixa renda, ou que estejam cursando o ensino médio em escola pública. Você quer garantir a isenção Enem 2024? Então confira abaixo como conseguir!

Isenção ENEM 2024
Isenção ENEM 2024

Atualmente, é possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2024. Porém, a isenção só é oferecida a estudantes e candidatos que comprovem baixa renda. Afinal, o objetivo da isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 é tornar o acesso ao exame mais democrático.


Isenção ENEM 2024

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), para facilitar ainda mais a vida dos estudantes, disponibilizou a isenção do valor de $82,00 da taxa de inscrição para a prova Enem 2024.

O período para o pedido dessa isenção deverá ser feito antes da data de inscrição para a prova oficial, as mesmas devem ser solicitadas entre os dias 2 a 15 de abril de 2024.

Caso você receba a isenção Enem 2024 e tenha o abatimento do valor seja concedido. O mesmo deve obrigatoriamente fazer novamente a sua inscrição entre os dias 7 a 18 de maio, para o exame que acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro / 2024.


Quem Pode Pedir a Isenção do ENEM 2024

Pode solicitar a Isenção Enem 2024, quem se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Todos os alunos que estiverem cursando o último ano do ensino médio, em 2024 e que sejam de escolas públicas com a devida comprovação;
  • Os candidatos que atingiram a nota mínima para certificação do ensino médio na área de conhecimento em que o mesmo se inscreveu no Encceja 2024;
  • Candidatos que cursaram de forma parcial ou integral o Ensino Médio completo em escolas particulares. Por meio de bolsas, e que consigam comprovar renda familiar que seja igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa.
  • E candidatos que estão inscritos CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Que possuam uma renda familiar mensal por pessoa que totalize até três salários mínimos.

Como Pedir a Isenção ENEM 2024

Você estudante que se encaixa nos quesitos solicitados acima, e deseja solicitar a isenção de sua inscrição ENEM 2024, aqui vai o passo a passo, de como solicita-la:

  1. Você deverá acessas o site do ENEM, clicar em “isenção Enem 2024”, inserindo:
    • Seu CPF
    • Sua data de seu nascimento
  2. Verifique, e se certifique de que você se encaixa em uma das exigências que o site demanda.
  3. Ao final de sua analise sobre as categorias que são exigidas na pagina, clique em “Li e concordo” e em seguida “Continuar”.
  4. Logo após, ao entrar na tela de “Dados pessoais”, confira todas as suas informações referentes aos seus dados. Caso algo esteja incorreto, entre em contato pelo numero 0800-61-6161 e modifique as informações e clique em “Continuar”.
  5. Verifique todas as informações relacionadas ao ensino médio, você deverá informar à escola que frequentou e o número do seu NIS.
    • Caso não saiba utilize a ferramenta de consulta de NIS que te direcionará a base de dados.
    • Caso não tenha esse numero clique em “Não tenho NIS” e em “Continuar”.
  6. Confira detalhadamente todos os dados que disponibilizou, ao se certificar de que todos estão corretos, clique em “confirmo meus dados”.
  7. Em seguida na tela de “Questionário Socioeconômico (QSE)”. Responda então, de forma coerente e verdadeira, a todas as perguntas que se referem a você e sua família.
  8. Confirme todos os seus dados como telefone e e-mail, na página de “contato”.
  9. Agora você deverá criar uma senha que te dará acesso ao site. Caso esqueça a mesma pode ser recuperada através do email fornecido anteriormente.
  10. Ao final de todo esse processo, aparecerá à tela “Resumo de informações”. Verifique mais uma vez todos os seus dados e informe o motivo da ausência. Caso tenha conseguido a isenção do programa no ano anterior (2018) e não tenha comparecido.
  11. Clique em “Enviar solicitação” e fiquem atentos as datas de divulgação.

Viu só?! Com um pouquinho de tempo, atenção e paciência, a sua isenção para o Enem 2024 estará garantida!

5/5 – (1 vote)

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *